terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

SÁ PINTO É O NOVO TREINADOR DO SPORTING


   Ricardo Sá Pinto é o sucessor de Domingos Paciência no comando da equipa leonina.

Para muitos terá sido uma decisão precipitada por parte da direcção leonina, uma vez que é considerado um dos melhores treinadores portugueses que por cá andam, fruto principalmente da excelente campanha que o SC Braga fez na época passada, nomeadamente no que diz respeito a nível internacional, tendo alcançado a final da Liga Europa.

Domingos Paciência teve aquilo que muitos outros treinadores não tiveram nos últimos anos como comandante das tropas leoninas. Domingos teve uma direcção nova disposta a investir forte no futebol, contratando praticamente um plantel novo com alguns jogadores a serem mais valias para a equipa.

Jogadores com experiência de campeonatos mais competitivos, jogadores internacionais nas suas respectivas selecções como por exemplo Holanda, Argentina, Espanha ou Brasil, e até jovens promessas prontas para serem trabalhadas para o futuro como por exemplo, Andre Carrillo ou Diego Rubio.

Na verdade Domingos Paciência vinha a perder espaço em Alvalade, a sua forma de expressar os desaires, com constantes culpas aos jogadores, erros de arbitragem e até chegou a discordar de declarações da própria direcção, nomeadamente Godinho Lopes, adivinhava-se uma futura ruptura.

É verdade que a imensidão de lesões que afectaram as hostes leoninas, não ajudou Domingos no seu curto percurso, pois pese embora o plantel tenha alguns jogadores de grande qualidade a realidade é que as opções ou soluções secundárias são muito poucas, tendo muitas das vezes que chamar jovens inexperientes para assumirem as responsabilidades, quando o intuito das suas contratações fosse trabalha-los para o futuro.

Domingos já no Braga tivera muitos problemas com lesões de jogadores e alguma falta de ambição e atitude nos jogos mais decisivos, mas a brilhante candidatura do Braga na Liga Europa (finalista derrotado pelo FC Porto), catapultou o seu estatuto de treinador promissor e valioso no nosso país.

Na realidade nunca ninguém questionou o porquê de António Salvador nunca ter tentado renovar com ele mais cedo, correndo o risco de este sair a custo zero (como aconteceu), talvez todos estes factores que enumerei possa servir de explicação para esse sucedido, embora após o brilhante trajecto na Europa tenha feito o Presidente do Braga mudar de decisão, sendo no entanto já tarde demais.

Correm os rumores no seio leonino que a SAD terá pressionado Domingos para dispensar o seu preparador físico com o intuito de contratar um novo, talvez para combater a onda de lesões que tem afectado o plantel (problema que já não é de agora), tendo DP prontamente recusado tal ideia, com também o agravamento de supostas reuniões secretas com dirigentes portistas durante a ultima semana.

Na realidade este era um desfecho anunciado à muito, e reunindo todas a conjunturas actuais, é o melhor caminho a seguir, tanto para DP como para o Sporting Clube de Portugal.

Ricardo Sá Pinto é a escolha interna para comandar as tropas leoninas até ao final de 2013. O futuro do seu desempenho como treinador do Sporting CP é uma verdadeira incógnita.
Sabemos que foi adjunto de Pedro Caixinha na União de Leiria (Até à data o melhor desempenho como treinador do actual "comandante" do Nacional), sabemos que fez um excelente trabalho no comando dos juniores leoninos, colocando a equipa a jogar de forma coesa e aguerrida.

Na verdade Sá Pinto não será nenhum milagroso que vai mudar tudo de um dia para o outro, até porque pouco ou nada sabemos sobre a sua filosofia de jogo enquanto treinador, mas tendo em conta que a qualidade no plantel está lá, se Ricardo "Coração de Leão" conseguir transformar a atitude e a agressividade da equipa, será já um passo largo para procurar o sucesso a médio/longo prazo.

Como jogador Sá Pinto era um enorme guerreiro que nunca desistia de um lance, sempre com o coração na boca disputava todos os lances como se do ultimo se trata-se na sua carreira, no entanto no passado Sá Pinto carrega nas costas episódios pouco abonatórios no que diz respeito ao seu feitio explosivo. A agressão a Artur Jorge e mais recentemente o desaguisado com a coqueluche da altura...Liedson.

Será portanto com alguma curiosidade que também assistirei ao desenrolar do seu novo desafio e de como irá Sá Pinto transformar uma equipa apática e desanimada para o que resta desta época.

Será Ricardo Sá Pinto uma personalidade adorada e idolatrada pela massa associativa leonina ,o homem certo no momento certo e no cargo certo?

Eu acho que sim pelo simples facto de estarmos a meio de uma época difícil onde nem todos estariam dispostos a correr o risco e Sá Pinto é daqueles que nunca diria não ao seu clube do coração.


http://pressao-ofensiva.blogspot.com/

2 comentários:

Sergio Silveira disse...

A tua escrita surpreeende-me.

Mas do meu ponto de vista, permite-me a analogia, nunca contrataria um pedreiro para o cargo de pasteleiro, ou um empregado de limpeza para o cargo de engenheiro civil.

Um treinador precisa de entender o futebo... A vontade não chega.

Veremos.

14 de fevereiro de 2012 às 14:51
Bruno Neto disse...

Uma pessoa licenciada em engenharia é...Engenheiro.
Uma pessoa licenciada em direito é...Doutor.
Uma pessoa sem licenciatura é...uma pessoa sem licenciatura.
Ricardo Sá Pinto com o VI Nível de treinador é...Treinador não?

Ainda o homem não aviou umas pêras a ninguém nem o Sporting jogou e já estás a tirar juízos de valor...como sempre!

Esperar para ver...

14 de fevereiro de 2012 às 18:53

Enviar um comentário